Seleção Nelore Jandaia

Mais que um diferencial, um compromisso.

O posicionamento do Nelore Jandaia “Precocidade a pasto” define muito bem seu programa de seleção. Há mais de cinco décadas, Sr. William Koury trabalha com as mais modernas ferramentas de seleção. Isso supre uma demanda do mercado por touros melhoradores criados e recriados a pasto. Identificados dentro de um criterioso sistema de seleção, os animais do Nelore Jandaia possuem características marcantes como: precocidade, rusticidade, funcionalidade, habilidade materna e temperamento.

Dados do Programa Nelore Brasil da ANCP apontam nos animais do criatório um ganho genético 92% acima da média das demais fazendas associadas à ANCP e 67% superior para o índice de MGTe, quando comparado às fazendas certificadas pelo selo Global G2 (referente ao melhoramento genético). Esses números também são constatados em outras características: Probabilidade de Parto Precoce e Habilidade Materna para Peso aos 120 e 210 dias de idade.

O criatório é pioneiro na utilização de várias tecnologias, e com toda essa experiência elaborou as provas de ganho de peso a pasto (PGPs), idealizadas por William Koury, e iniciadas em 1995 na propriedade sob a condução da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Hoje, essa prova zootécnica é amplamente utilizada no país e não só para a seleção do Nelore, mas de diversas outras raças de corte.

O trabalho de seleção do Nelore Jandaia tem contribuído bastante com a pecuária nacional, pois foi o primeiro criatório a utilizar o método de avaliação visual EPMURAS, cujos índices atualmente ajudam na composição do resultado final das PGPS oficializadas pela ABCZ. O EPMURAS, criado pelo zootecnista William Koury Filho, da BrasilcomZ – Zootecnia Tropical®, identifica e seleciona animais a partir das seguintes características:
Estrutura Corporal (E); Precocidade de Terminação (P); Musculosidade (M);
Umbigo (U); Características Raciais (R), Aprumos (A) e Sexualidade (S).

A avaliação visual dos animais ocorre à desmama e ao sobreano, quando os mesmos são mensurados em relação ao peso corporal e ao perímetro escrotal (característica que possui correlação genética positiva com ganho de peso e precocidade sexual). Em acréscimo ainda é avaliada a altura de posterior, que identifica no indivíduo e nos reprodutores, diferentes frames com o objetivo de selecionar animais medianos e equilibrados, por serem mais produtivos.

A história do criatório apresenta o melhoramento genético do rebanho como principal objetivo. Para isso, utiliza de maneira sistêmica de uma forte pressão de seleção, isto é, o descarte é visto como a maior ferramenta do Nelore Jandaia. Animais com temperamento indesejável e vacas que não têm capacidade de desmamar um bezerro pesado são descartados.

Nos acasalamentos dirigidos, são utilizados apenas touros que se destacam nos rigorosos critérios de seleção, com avaliação genética expressiva e que são capazes de transmitir características morfológicas funcionais, econômicas e raciais. Além disso, os reprodutores comercializados pelo Nelore Jandaia possuem exame andrológico positivo e garantia de fertilidade.

A seleção também leva em conta o índice bioeconômico, baseado em características alinhadas com os objetivos do criatório, sempre focando em animais altamente produtivos e criados a pasto.
Todos esses investimentos em melhoramento têm resultado em um Nelore capaz de proporcionar aos usuários da genética Jandaia, excelentes ganhos em seus rebanhos e, principalmente, rentabilidade e sustentabilidade a seus negócios.

Entrevista de William Koury sobre a seleção Nelore Jandaia para o Programa Pecuária em Foco

Contato

(34) 3322-4647 

Cel/WhatsApp

(34) 99914-8888

Coordenadas de Pouso

Altitude 1.344ft
S 13º42.120' W 053º 12.550'

Page was designed with Mobirise