História da marca Nelore Jandaia

Lucratividade a pasto desde 1964.

O ano era 1964, o Brasil já despontava como celeiro do mundo. Em meio a mudanças políticas e econômicas, o pecuarista William Koury iniciava um importante trabalho de seleção com o objetivo de produzir um Nelore funcional, produtivo e de qualidade genética. Assim, esse projeto tem início com a aquisição de 74 bezerras PO. Dessas, foram registradas 42, iniciando a Seleção Nelore Jandaia. Nesse mesmo tempo, foi adquirido o reprodutor Dumu, que seria em 1971 o Grande Campeão Nacional da Raça. Dumu deixou um legado: foi pai de Gim de Garça e avô de Ludy de Garça, uma das linhagens mais destacadas do Nelore Brasileiro. Nos anos 70, a genética de Domu fica mais evidente ao fazer campeões e campeãs de pista, projetando o Nelore Jandaia no cenário nacional.

Projetar uma genética melhoradora exige postura forte e de integração entre ciência e as mais modernas ferramentas de seleção. Esse pensamento se firmou como filosofia de trabalho, colocando o Nelore Jandaia na vanguarda do melhoramento genético da raça. Para gerar essa genética do futuro, em parceria com as mais renomadas universidades e instituições de pesquisas do país, a Fazenda Kuluene, no Vale do Araguaia, transformou-se em laboratório de pesquisa a céu aberto. Essas instituições desenvolveram estudos com o plantel, resultando em várias tecnologias que impactam positivamente a pecuária nacional, como: o Clarifide (produto de avaliação genômica), provas de ganho de peso à pasto e a EPMURAS (metodologia de avaliação visual). E resultados comprovados, como pesquisa realizada pela USP, onde foi constatado que fêmeas Nelore Jandaia emprenham 16% a mais.

Precocidade, a palavra que melhor define o Nelore Jandaia. Afinal, o sistema de produção de touros a pasto acontece dentro das condições reais da pecuária brasileira. Esse sistema gera um touro precoce, funcional e com conformação de carcaça, dentro de um padrão racial. Tudo integrado a um modelo sustentável, tornando o processo de seleção das matrizes em produção mais assertivo.

Por se destacar nas avaliações genéticas do Programa Nelore Brasil da ANCP, o Nelore Jandaia recebeu os selos de certificação: Global G1 (Qualidade da Informação) que o qualifica como coeso no envio de informações ao programa; Global G2 (Melhoramento Genético), evolução genética acima da média do programa; e Global G3 (Sustentabilidade Genética). O Selo de Qualidade Boi com Bula garante a superioridade dos animais ofertados nos tradicionais leilões promovidos pela marca, aliando excelentes avaliações genéticas à uma morfologia funcional e produtiva.

Trabalhar com modernas ferramentas de seleção tem direcionado o Nelore Jandaia a alcançar, a cada dia, melhores números nos índices de desempenho do seu rebanho. A história prova, inovar está no DNA do Nelore Jandaia!

Linha do Tempo

Contato

(34) 3322-4647 

Cel/WhatsApp

(34) 99914-8888

Coordenadas de Pouso

Altitude 1.344ft
S 13º42.120' W 053º 12.550'