ADAPTABILIDADE E SEUS IMPACTOS NA PRODUÇÃO ANIMAL


Lainer Leite - Diretor de Pesquisa da Nutripura e especialista em Nutrição e Produção Animal

O Nelore Jandaia é exemplo de melhoramento que seleciona indicadores produtivos em condições ambientais onde os animais mais saudáveis se destacam

A adaptabilidade pode ser medida ou avaliada pela habilidade que tem o animal em se ajustar às condições médias ambientais de climas adversos, com mínima perda no desempenho e conservando alta taxa reprodutiva, resistência às doenças e baixo índice de mortalidade (HAFES, 1973).

O conceito de adaptação a um determinado ambiente está relacionado com a forma com que o organismo animal se ajusta, objetivando a sobrevivência, a produção e a reprodução em condições adversas.

O contexto da safra 2016/2017 foi desafiador. Após uma forte seca em 2016, iniciamos a safra em outubro com poucas chuvas e com as pastagens muito debilitadas. Foi nesse ambiente que o rebanho Nelore Jandaia foi desafiado.

O desafio nutricional para esses animais era grande. Produzir em condições desfavoráveis. Na cria, iniciar a estação de monta com escore corporal que refletia as condições das pastagens. Na recria, iniciar a fase em que produzimos @ com baixo custo, com pastagens com baixa oferta de forragem.

Foram desafios que somente poderiam ser vencidos por um rebanho selecionado há mais de 50 anos.

A seleção por animais que sempre mostram aspectos saudáveis faz com que, em momentos como esse, rebanhos com essas características convivam melhor com essas adversidades e sejam pouco afetados em termos produtivos.

E o desafio como consultor, nesse ambiente desafiador era de dar condições para que esses animais pudessem expressar seus potenciais. Para isso, em visita realizada no início da estação, em novembro, planejamos a safra, ajustando a lotação, conseguindo assim, manter o nível nutricional utilizado na fazenda nos anos anteriores com resultados impressionantes.

Mesmo no ambiente adverso descrito acima, a recuperação dos animais foi algo extraordinário. Tudo isso refletido em números, com as fêmeas em reprodução com altos índices de concepção, bezerros aos pés das vacas com uma condição de saúde invejável, com os garrotes e as novilhas com desempenhos, que claramente mostraram um ganho compensatório proporcionado pelo restabelecimento de condições nutricionais adequadas. Tudo isso, suportado por planejamento e um programa nutricional totalmente viável em um sistema de produção de gado de corte.